Recebe muitos palpites relacionados a criação do seu filho? Como lidar com essa situação em paz?
Muitas pessoas têm opiniões sobre a nossa vida. Mas, parece que ao dizer que vamos ter um bebê, todo mundo quer dar o seu palpite.
Nossos pais e sogros geralmente sabendo do desafio de criar uma pessoa, às vezes acabam vindo dar seus conselhos e até às vezes ensinando seu filho o que acreditam. Muitos se perguntam como podemos lidar com essa situação em paz.
Principalmente tendo em mente que nossos filhos estarão nos observando...
Pense bem antes de falar
Um bom princípio que é bom termos em mente, é que ninguém precisa concordar conosco.
Afinal, já é tão difícil para o casal de pais chegarem à acordos em certas ocasiões, não é mesmo? Imagina se todos tiverem que entender e aceitar nosso ponto de vista, aí fica mais difícil.
Então, mesmo que nossos pais ou sogros digam coisas que a gente não concorda, é sábio pensar se aquela pauta vale mesmo à pena entrar em discussão e se será realmente proveitoso expressar a decisão que vocês tomaram em família.
Em grande parte das vezes compensa mais ouvir o palpite, o conselho ou a preocupação de nossos pais e sogros e depois discutir com nosso parceiro se vão ou não aplicar aquilo dentro de casa.
Agora, se o assunto já tiver sido bem estabelecido, será que vale a pena tentar explicar nossos porquês para eles? Isso vai depender da sua relação com eles, mas saiba que você não é obrigada a fazer isso.
Você pode agradecer e decidir se vai ou não ouvir a opinião deles.
Lembre-se do amor
O amor de verdade não é excessivamente desconfiado nem vive na defensiva.
Se presumirmos que esses palpites estão vindo à nós - mesmo que indesejados - em forma de preocupação e amor, isso não vai soar em nós como a um ataque. Não seria pior a frieza de um relacionamento sem interação?
Filtrando os palpites:
Antes de responder, quando ouvimos alguma coisa, podemos filtrar esse conselho em 3 perguntas:
- Qual a preocupação da minha sogra (mãe, pai, sogro, tia, etc) ao me dar esse conselho?
- Há alguma coisa nesse conselho que eu ainda não considerei? Vale a pena reconsiderar essa decisão que tomamos?
- Será que vale a pena eu expor o meu ponto de vista nesse momento?
Portanto mamães, eu sei que criar uma pessoa responsável, um filho não é fácil e muitas vezes o caminho é cheio de incertezas. Mas seus filhos aprenderão muito com a forma na qual vocês reagem à vida.
Então, se você for desrespeitosa com sua sogra, sua mãe e sempre viver na defensiva, achando que tudo é um ataque à sua capacidade como mãe, o que será que seu filho estará aprendendo contigo?
Com muito amor e carinho, você será capaz sim, de criar um ser humano incrível e você conquistará o respeito de seus pais e sogros se tratá-los com honra, gratidão e respeito mesmo quando isso é difícil.
Me conta, você recebe muitos palpites? Como costuma lidar com eles?
Me chamo Ciça Moreno e minha paixão é registrar a beleza e o amor das famílias que atendo. Venha fazer um ensaio conosco e eternizar esse momento com sua família.